pensar escrever pensa pensamentos filosofia textos filosóficos reflexões reflexão penso logo existo

Seja bem vindo a este blog! Espero que ache interessante. E também que comente, levante questões, debata, corrija qualquer equívoco, ajude-me a postar coisas que gerem reflexões.
Vamos pensar juntos sobre alguma coisa!?
E já vou agradecendo... Muito obrigado!

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

A Liberdade e a Filosofia...


Entre os filosofos encontram-se vários pensamentos sobre a liberdade, significando ausência de submissão, de servidão, de determinação, e por outro aspecto a espontaneidade, autonomia, voluntariedade, ausência de constrangimentos externos e internos.
Disse Aristóteles que é livre aquele que partindo de si mesmo age ou não age, que é a causa interna de sua ação ou da decisão de não agir. Já a partir do período helenístico da filosofia (no estoicismo), ecoando depois no século XVII (Espinosa) e no século XIX (Hegel e Marx), a liberdade perdeu o caratér individual e passou a ser pensada em termos de grupo, de totalidade, como a liberdade da Natureza (para os estóicos e Espinosa), ou a da Cultura (para Hegel) ou a de uma formação histórico-social (para Marx). Em qualquer desses casos, a totalidade é que atua segundo seus próprios princípios, determinando para si suas leis, suas regras, suas normas.

Interessante esta reflexão: http://pt.wikipedia.org/wiki/Liberdade

Nenhum comentário:

Postar um comentário